Cabala - No início era o Verbo...
Quando
meditamos sobre o Início, Teogonia , sobre o Verbo, Infinito... estamos
"falando a língua da Mônada, do Espírito Santo, e nosso Pensamento atrai a
nossa atmosfera a Luz da Sabedoria da Unidade, da Centelha viva no coração do
Sol Espiritual.
A Teogonia da Cabala
1 No
início era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele
estava no princípio junto de Deus.
3 Tudo
foi feito por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele
estava a vida e a vida era a luz dos homens.
5
A luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam. (Evangelho
de São João. Prólogo 1-5) 1
Deus, ao
mesmo tempo Primeiro Ser e Não-Ser, não pode definir-se em si mesmo, não pode
significar-se, exceto através de sua ação emanadora, o Verbo. Pois em si Deus é
Vacuidade, Nada (neant).3
Todavia,
é preciso definir estes dois termos. Eles fazem referência ao primeiro véu da
Existência Negativa da tradição cabalista, chamado Ain, que pode ser traduzido
por Nada (rien), Zero.4
Esse
primeiro véu corresponderá ao “retiro” do Divino, que permitirá o surgimento de
um Vazio criador.5
Esse Zero
absoluto pode ser apreendido através de seu primeiro princípio ativo, o Verbo:
“No início ele [o Verbo] estava junto de Deus. Tudo foi feito por intermédio
dele e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida...” (João
1:1-4).
Conforme
enunciado nesta passagem, o Verbo corresponde ao segundo véu da Existência
Negativa, chamado Ain Sof normalmente traduzido por Infinito
ou Ilimitado, que é associado a um desejo de vida e ser.
Esse
desejo de vida pede, por sua vez, um atributo ou objeto de emanação que lhe
permita revestir-se e tomar-se reconhecível para si mesmo: “e a vida era a luz
dos homens”, diz o Prólogo do Evangelho de São João na sequência.
Essa Luz
faz referência ao terceiro véu da Existência Negativa, Ain Sof Aur que
significa precisamente Luz.
Porém, é preciso destacar que como trata-se de um
campo incriado — que precede a manifestação Divina —, a palavra luz refere-se,
aqui, a uma pura Luz original, não-dual, de certo modo potencial. Essa Luz
original é a primeira resistência à primeira atividade do Verbo, de maneira que
ela ao mesmo tempo vela e revela a Divindade. (Fig. 1)
FIGURA 1
Retomemos então, do início, o processo da manifestação Divina.
O Nada é
emanador de um infinito de espaço.
Nesse
infinito de espaço, não há um ponto particular original a ser considerado —
como postula a teoria clássica do big-bang —, mas uma infinidade de pontos que,
no ato criador, equivalem-se uns aos outros.
Emanado,
o infinito de espaço torna-se, por sua vez, por assimetria potencial, emanador
de um “menos infinito” de tempo. (Fig. 2)
FIGURA 2
Três véus da Existência Negativa
— Mundo não-manifestado —
Essa Luz não-dual potencialmente temporalizável, emanada do Verbo, torna-se, por sua vez, emanadora da manifestação:
“A Luz brilha nas trevas e as trevas não a compreenderam” (João 1:5).
Os três véus da Existência Negativa encontrarão sua contraface em três véus ou dobras da Existência Positiva, correspondentes a três Mundos ou três diferentes Níveis de Realidade.7
Porém, antes da criação destes três Níveis ou Mundos, o Ternário original [não-manifestado] constituirá uma Tri-Unidade [manifestada], que deve ser considerada como energia potencial e interface entre Deus e sua criação, entre incriado e criado (Fig. 3). 8
FIGURA 3
- Tri-unidade manifestada
— Interface entre Deus em Si e os três Mundos criados —
Esse primeiro Nível manifestado, mas potencial, é sem dúvida melhor explicitado na Tradição extremo- oriental, isto é, no taoísmo. (Fig. 4)
FIGURA 4
Tri-unidade manifestada
— Conforme a Tradição oriental —
1. O
leitor pode encontrar a íntegra do Prólogo do Evangelho de São João ao final do
livro — Apêndice 1.
O Prólogo
do Evangelho de São João desenvolve, numa síntese notável, as etapas que
antecedem a manifestação Divina e dão condições para que ela se dê.
Embora na
primeira frase do Prólogo o Verbo seja associado ao termo Bereshit (no
início),2 pois é dito que “No início era o Verbo” (João 1:1), ele
é definido como a segunda etapa desse processo que antecede a criação, pois na
seqüência é dito: “e o Verbo estava junto de Deus
e o
Verbo era Deus”.
2.
Bereshit, “no início” em hebraico, primeira palavra também do livro de
Gênesis: Bereshit bara Elohim (No início criou Deus) êth
ha shamaim êth há aretz (os céus e a terra)....
3. É
evidente que esse Nada associado a Deus não é o vazio nem o não-ser como os
representamos com nossa mente dual, mas a absoluta plenitude que está para além
do Ser e do Não-Ser, chamada pelo taoísmo de Tao inomeável, em relação ao Tao
nomeável (primeiro Ser/Grande Unidade) e, pelo hinduísmo, de Brahman (o
Absoluto, o Um sem segundo), em relação a Brahma (o Ser).
4.
A Existência Negativa é o processo que se desenvolve no interior da
própria Divindade, antes de toda e qualquer manifestação, e se divide em três
etapas ou véus que têm analogia com as Três Pessoas divinas da Tradição cristã.
A primeira delas, Ain, também pode ser traduzida por Não-Coisa.
5. O retiro
do Divino — o tzimtzum (contração ou retração) do célebre
rabi lsaac Lúria (séc. XVI) — é um movimento de retração do
Absoluto, de entrada Dele em Si mesmo, para permitir o surgimento de um Lugar,
de uma região vazia, desprovida da absoluta plenitude de Deus em si; a fim de
poder ali criar o outro, isto é, os Mundos e as criaturas, através dos quais
possa manifestar-Se e contemplar Sua Sabedoria (Sua ilimitada potencialidade
criadora, até então oculta).
Esse
retiro do Divino estabelecerá a passagem entre a Existência Negativa (o
Absoluto, o Infinito e o Indiferenciado) e a Existência Positiva (o “relativo”,
o “finito” e o diferenciado)
6. Aur é
Luz em hebraico; portanto, Ain Sof Aur poderia ser traduzido
como Luz infinita ou ilimitada...
7. Estes
três véus da Existência Positiva corresponderão a três Mundos criados:
- Olam
ha Briah, isto é, Mundo da Criação, em hebraico (Nível Angélico);
- Olam
ha Yetzirah, traduzido
por Mundo da Formação (Nível Sutil, Psíquico ou Astral);
- e Olam
ha Assiah ou Mundo da Ação (Nível Físico ou Material).
8. Isto
é, antes do surgimento dos três véus da Existência Positiva e dos três Mundos
criados correspondentes (ou seja, antes da cosmogônia), o Ternário original
não-manifestado se refletirá numa Tri-unidad manifestada.
Esta se
constituirá no primeiro Mundo manifestado, mas puramente ideal e potencial,
chamado Olam há Atziluth, Mundo da Emanação.
Trata-se
do Mundo Divino, correspondente ao Mundo das Idéias ou imagens arquetípicas da
Tradição pitagórico-platônica.
Pesquisado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
Meus blogs
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel, Samuel.
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.
Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a fonte das obras utilizadas em estudos.
Direitos Autorais - Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário