", enable_page_level_ads: true }); Astrologia de Vênus e Mercúrio: O coração esotérico de Leão.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

O coração esotérico de Leão.



O coração esotérico de Leão.






O que é o coração na realidade?

O coração é a luz de Leão.

O fio da vida está preso ao coração, mantendo-a num ritmo constante e pulsante e permitindo que partilhemos do pulsar Cósmico do Ser. No momento em que o coração para de bater, estamos fisicamente mortos.

Mas também temos um coração em nosso corpo emocional, que se abre e se incandesce quando o amor o inflama. Experimentamos a maior alegria e a felicidade suprema quando dois corações se unem através do amor.

 Se contudo, tivermos de renunciar ao amor e à compreensão, então haverá sofrimento em nossos corações. Sem amor, sentimos uma pressão constante em nosso peito. Se uma pessoa amada afasta- se de nós, sentimos uma dor profunda e penetrante. Nosso coração se contrai e se fecha.

 O sofrimento ou a falta do amor podem até sufocar o coração. Uma pessoa que não sabe dar amor, chamamos de “coração de pedra”, ou um coração frio como o gelo; entretanto, se uma pessoa dá amor, então o centro do coração floresce.

O Leão portanto está relacionado com a experiência e com o poder do amor. Há também uma relação entre o Leão e a 5 Casa, a Casa “do amor e do erotismo”, e uma outra, que é o eixo da polaridade Leão — Aquário, a síntese entre cabeça e coração.

LEÃO
Notas
Leão: 5° signo do Zodíaco
Mês: 23 de Julho — 22 de Agosto
Cruz: Fixa

Temperamento: Fogo
Lua Cheia: Sol em Leão
Lua em Aquário

Casas: 5° Casa/l1° - Casa Eixo do Relacionamento
Área de Problema: Autoconsciência — consciência de grupo

Regentes Planetários: Exotericamente: Sol Esotericamente: Sol
Pensamento Semente: “Eu sou Aquele e Aquele Eu sou”.


Raios de Manifestação.

A luz da Alma.
Signo Leão Primeiro
 e Quinto Raio.
Primeiro Raio - Plutão, Vulcano rege Leão e Áries e
Quinto Raio – Vênus rege Leão, Sagitário, e Aquário.

Segundo Raio. Júpiter e Sol.
Na personalidade Sol - Segundo Raio.
Na Alma. Sol - Segundo raio


Da Consciência Coletiva à Individual

Em Câncer, o ponto mais profundo do Zodíaco, preocupamo-nos com nossa origem como membros do Coletivo, da família e da fonte da vida.

Em Leão, nós nos percebemos pela primeira vez como indivíduos, distintos uns dos outros. A consciência de massa ou coletiva cm Câncer evolui para a autoconsciência em Leão.

Leão é um signo de Fogo, e todos os signos de fogo estão preocupados com a transformação e com o desenvolvimento do EU. Em Leão, o indivíduo liberta-se do Coletivo protetor, definido, mas ao mesmo tempo não diferenciado, tornando-se um Ser Individual e auto-suficiente.

Torna-se cada vez mais consciente de sua identidade, ou do seu EU, lutando por oportunidades de expressão individuais. Cria seu próprio espaço de vida e sai para o mundo em busca de experiências. Aprende cada vez melhor a apresentar e a realizar o seu próprio EU.

Leão é o centro do espaço que ele criou para si mesmo; o mundo gira à sua volta, e ele age como uma unidade controladora e atuante, liderando e dirigindo os outros através de sua radiação pessoal. Sente- se só nessa atitude isolada e desenvolve assim, o poder e a força interiores de uma atitude integrada e coerente. Seu lema é: “O forte é mais poderoso quando só”.
Essa atitude prossegue em seu desenvolvimento levando, a princípio, a uma consciência marcadamente egocêntrica; o Leão exige ambiciosamente poder e influência, distinção, prestígio e posição até o movimento em que se sente isolado e excluído do fluxo de vida, em seu solitário pedestal.

 Aqui começa o retorno interior. O desejo por contato, amor e compreensão é tão intenso que ele mesmo rompe as barreiras erguidas entre si e seus semelhantes.

O centro de sua consciência volta- se cada vez mais para seus semelhantes, para o grupo até que não se sinta mais uma unidade isolada no centro das atenções, mas sim uma parte do Grande Todo.

Passa a ser influenciado pela consciência de grupo do signo oposto, Aquário. Responsabilidade, compreensão e sensibilidade levam àquela autoconsciência que a tudo inclui, porque sabe que é una com tudo.

Resumindo, é este o objetivo que o Leonino deveria alcançar através das forças de transformação do seu próprio Ser.

O Elemento Fogo

No signo de Leão, o elemento Fogo está relacionado de maneira misteriosa com o Ser Interior. De acordo com a filosofia hindu,

Esse Fogo da consciência flui através de todos os três signos de Fogo; -  - em Áries, está relacionado à construção do EU,
- em Leão, à auto-experiência e,
- em Sagitário, à abertura da consciência individual.

Cada uma dessas qualidades de Fogo produz um efeito no processo de Ser, purificando ou mudando a consciência até que se torne a portadora do Ser Interior verdadeiro e expresse plenamente os três aspectos criativos da personalidade: o espírito em Áries, a Alma em Leão e o corpo em Sagitário.

 O Fogo é :
- cósmico em Áries,
-  planetário em Sagitário
- e solar em Leão.

Esta é a base científica para a abertura do Ser no Homem até que atinja uma reflexão perfeita dos três tipos de expressão divina nesses três mundos.

Testando o Eu
O Leão deve aprender a conhecer-se através do desenvolvimento de uma verdadeira autopercepção. Somente então, ele reconhecerá o seu verdadeiro Ser e, também, a seus semelhantes.

Portanto, deve primeiramente, libertar-se do Coletivo e testar o seu EU no mundo. Isto é processo aventuroso que o leva a envolvimentos e atritos com o seu meio, mas também a altos vôos de sensações do seu EU.

 Dessa maneira, vivência a si próprio como o Ego motivador e originador em torno do qual o mundo gira. Por vezes, isto leva-o a exigir que seus semelhantes correspondam à sua excessiva auto-estima, dedicando-lhe atenção e honras ou, então, a sentimentos de desânimo e autodepreciação.

Em Leão, devemos antes de mais nada descobrir realmente o que é a autoconsciência. Muitas pessoas estão convencidas de serem autoconscientes quando na realidade são apenas regidas pelos desejos, acreditando firmemente que possuem o direito de esperar que seus anseios sejam respeitados e cumpridos.

A Verdadeira Autoconsciência

A verdadeira autoconsciência, entretanto, mostra-se quando uma pessoa torna-se consciente de sua força interior, de seu potencial criativo, reconhecendo o significado e o propósito de sua vida e possuindo uma meta, um programa de vida por ela definido, desenvolvido e decidido.

Por esta razão, é fundamental que nos analisemos constantemente, verificando se estamos vivendo para nós mesmos ou também para os outros, se nos importamos com os nossos semelhantes, doando-lhe um pouco da nossa força interior.

Quando alguém é impelido apenas pelas emoções e pelos desejos egoístas, isto não é um sinal de autoconsciência.

 Se, ao contrário, o Leão é alimentado e motivado pela sua natureza interior, então irradiará a verdadeira e benevolente alegria de vida, acima de tudo, num ambiente onde dele necessitam, onde sua força e assistência são requisitadas e valiosas.

Conquistará então os corações de seus semelhantes ao compartilhar de seus destinos e ao demonstrar uma atitude generosa e amável, o que por sua vez provocará um efeito benéfico em seu meio e em seu próprio crescimento.

O Leonino pode dirigir as forças e o fogo solares que nele fluem aos seus semelhantes, confortando-os, animando-os com uma palavra afável, despertando-lhes a coragem e a confiança em suas próprias forças e possibilidades.

Assim como os planetas gravitam magicamente ao redor do Sol, assim o Leão pode atrair os seus semelhantes através do seu magnetismo, doando-lhes força, calor humano e alegria de vida.

Os Regentes Planetários

O Sol rege Leão em todos os três planos: no físico, no emocional e no mental. Os verdadeiros Leoninos são portadores e doadores de luz.

Aquecem os seus semelhantes com o calor de seus corações. O Sol, como regente deste signo, é o poder que atua de seu interior para o mundo. Deste modo, possuem um conhecimento especial sobre o que é central e essencial na vida.

 Isto é expresso pela bem conhecida reserva de Leão que concentra suas forças interiores para usá-las plenamente no momento certo. É surpreendente o que os Leoninos podem realizar quando, a partir dessas reservas concentradas, dedicam- se a um objetivo.

Graças a uma força de vontade integrada e dirigida, atingem suas metas e conseguem vantagens para si mesmos na vida, pois estão sempre prontos para atuar nas situações decisivas. Não se permitem distrações por assuntos paralelos, mas dirigem todas as suas forças para o centro, o objetivo; atiram no escuro, mas somente quando têm certeza de atingir o alvo.
129

Ser: Estágios e Riscos

Mas antes que o Leonino tenha atingido esse ponto, terá de passar por vários processos do tornar-se Ser. Portanto, encontramos muitas variações, muitos estágios. Num deles, comporta-se como se já houvesse alcançado a genuína autoconsciência.

 Identifica-se com papéis e as máscaras através dos quais deseja impressionar os outros Se contudo identificar-se fortemente com o papel que estiver desempenhando, com seu maneirismo exterior, então estará constantemente em um difícil conflito com a sua auto-estima, pois o que está demonstrando não corresponde ao seu próprio ideal.

De fato, se o seu orgulho predominar de tudo fará para manter esse EU ilusório. Engana  a si mesmo e aos outros, e tenta salvar sua imagem a qualquer custo. Isto o distanciará cada vez mais do seu Ser. Estará convencido então de que precisa apresentar a si próprio e aos outros uma imagem definida de si mesmo, uma mera forma exterior, mesmo que ele não esteja mais presente por detrás dela.

 O seu comportamento não mais se orientará pela sua essência, mas apenas pelos quesitos da situação existente e pelas expectativas dos seus semelhantes. Comporta-se de maneira completamente diferente do que é na realidade.

 A consequência disso não é apenas um comportamento artificial, mas também sentimentos de medo e culpa crescentes. Tenta ser o que não é, alienando-se cada vez mais do seu verdadeiro Ser.

 E nisto consiste um perigo especial, pois pode acontecer de o Leonino não mais encontrar o retorno para si mesmo, o retorno do papel o qual foi forçado a representar por tanto tempo; enquanto lhe faltar a ligação com os valores originais, tudo o que faz e atinge através de suas habilidades e talentos parecerá artificial e distorcido.

 Mais cedo ou mais tarde, tal processo resultará em um colapso. Desse modo, nada é mais importante para o Leonino do que o discernimento entre a sua verdadeira natureza e aquilo que se tornou, a partir das exigências do mundo exterior:

“Onde começa o meu ajustamento? onde começa o papel que eu preciso desempenhar para atingir o meu objetivo e o que eu mesmo quero?”.

É difícil reconhecer tais disfarces e desmanchar esses EUs aparentes. Muitas pessoas utilizam-se de uma grande parte de suas energias psíquicas para manter a todo custo as imagens dos papéis que representam, pois estão receosas de que alguém enxergue o seu interior e reconheça a verdade.

Todos nós conhecemos o medo de abrirmo-nos quando não estamos certos se os Outros nos compreendem ou simplesmente não nos querem magoar.

 Essas proteções geralmente formam-se nos primeiros anos da juventude. O EU infantil necessita de proteção e auxílio, tanto do exterior como do interior, de forma que o mundo não tenha um efeito tão intenso sobre ele.
É assim que criamos mecanismos de defesa, visando nossa própria proteção. Isto era necessário naquela época, mas é fatal se, como adultos, deixarmos que essas proteções se fortaleçam, tornando-se uma barreira impenetrável, simplesmente porque acreditamos na segurança que existe por trás dela.

 Se não acharmoss a saída dessa prisão, então estaremos solitários atrás de seus muros. E dificilmente há sentido em viver-se numa fortaleza vazia, guardando uma falsa auto-imagem. Esta é uma maneira de enganar a si mesmo e normalmente surge da recusa de viver a vida genuína e de experimentar-se.

 No final, só vemos e ouvimos o que convém à nossa auto-estima e auto-afirmação, perdendo assim as oportunidades para o nosso próprio desenvolvimento.

O Coração de Leão — a Experiência do Amor

O signo de Leão é bem apropriado para assumir o risco de auto- experiência e para romper as barreiras restritivas através da força solar de seu coração.

No encontro com os outros, num grupo ou num relacionamento de amor verdadeiro, poderá experimentar através do amor o seu verdadeiro Ser bem como profundas transformações interiores.

O coração é de fato regido pelo signo de Leão e é o centro do coração que deve ser desenvolvido. Através do despertar do amor verdadeiro e genuíno, o Leonino torna-se capaz de um relacionamento humano que não luta pela posse, pelo poder ou pelo uso sexual do outro, mas que simultaneamente dá e recebe, no ritmo das batidas do coração.

 Muito mais do que em seu narcisismo ou em sua prisão interior, poderá reconhecer-se claramente como é, através da vivência do verdadeiro amor.

Assim, ele precisa assumir o risco do amor, sem o qual não será possível nenhuma transformação e experiência verdadeira de si mesmo.

Portanto, a tarefa mais importante de Leão é desenvolver a sensibilidade do seu próprio coração e cultivar o verdadeiro amor. Desta forma, o Leonino, o centro do seu pequeno universo, torna-se-á sensível aos impulsos exteriores, às necessidades dos outros aos quais abre o seu coração e a sua consciência.

Assim como o símbolo do Sol tem um ponto no centro e um círculo que o envolve, assim a autoconsciência deve estar preparada para irradiar do centro sobre o seu meio, ampliando mais e mais o seu alcance.

O Pensamento semente Esotérico de Leão:
“Eu sou Aquele e Aquele Eu sou!”
O Leonino é, portanto, ambas as coisas: essência e meio ambiente.

Através da experiência consciente de seu próprio Ser, o Leonino desenvolve aquela sensibilidade espiritual que lhe permite também reconhecer e tocar o Ser nos outros.

A consciência e a sensibilidade da Alma ou o poder do Amor representam, no Universo, o agente que subjaz ao plano da criação e que impulsiona o desenvolvimento.

 A verdadeira autoconsciência é a meta de toda a evolução humana; portanto o Sol é o regente do signo de Leão, tanto exotérica quanto esotericamente.

Se o Leonino tiver o seu coração no lugar certo, como frequentemente se diz, dificilmente será capaz de fechar-se detrás de um falso orgulho, pois estará disposto não somente a dar, mas também a receber.

Acontece muitas vezes que os nascidos sob o signo de Leão são orgulhosos demais para receber algo ou para aceitar ajuda, em caso de necessidade.

São da opinião de que eles podem sozinhos se arranjar e a tudo dominar. Nesses casos, os sentimentos se cristalizam, a força de irradiação do coração extingue-se; conhecem apenas a si mesmo e a mais ninguém.

Por isso é importante para o Leonino estender a sua consciência e a sua sensibilidade para os outros, num ritmo constante de dar e receber. Não deve perder o contato com os seres humanos, tornando-se solitário e isolado em seu trono.

Como já foi mencionado, o Leonino deve desenvolver a sua sensibilidade e não somente no que diz respeito ao seu próprio Ser, mas também em relação aos seus semelhantes. Essa sensibilidade refinada deve ser expandida até à percepção da unidade de todas as Almas no seguinte sentido:

 “Todos os Homens são unos em Seu coração” ou, como está expresso em sânscrito: “Tat wam asi”, ou seja,

“Eu sou Aquele e Aquele Eu sou”.
Uma vez que o Leão rege o coração, faremos hoje uma meditação do coração, de forma tal que possamos nos perceber interiormente como sendo aquilo que realmente somos, que possamos nos abrir como uma flor de lótus que brilha para o mundo com a sua luz Interior, como o Sol.

Polaridade: Leão — Aquário Eixo de relacionamento

A correspondência no plano mental é a relação com Aquário. Do ponto de vista esotérico, este signo representa o reflexo do coração na cabeça; a inteligência une-se ao amor, tornando-se voz interior, razão pura ou sabedoria, que nos orienta e nos guia e a qual devemos seguir incondicionalmente.

Alguns a denominam de a “voz do silêncio”, ou a luz na mente, iluminação ou intuição.

 São verdadeiros “flashes” de inspiração que irrompem na mente, quase sempre desaparecendo rapidamente. E, sobretudo na meditação, experimentamos continuamente que um sopro da eternidade nos toca, fazendo-nos subitamente reconhecer coisas, até então ocultas ao nosso olhar.

 Por isso deveríamos imediatamente registrar e até anotar tudo o que foi visto e tocado por essa luz espiritual, para que nada se perca. Aqui o pensamento racional possui o seu papel, ao interpretar, formular e transmitir  ao cérebro aquilo que o Ser espiritual, o coração ou a Alma sabe, vê e compreende.

Quando mente e coração estão unidos, então essas intuições se tornarão cada vez mais frequentes. A meditação é especialmente indicada para esse fim, pois coloca-nos em contato com o nosso verdadeiro Ser.

 Assim desperta o amor por todas as criaturas, na mesma medida que por nós mesmos, no sentido de “Ame ao próximo como a si mesmo”.

O desejo de servir, de fazer algo para melhorar as condições humanas, torna-se mais forte. Queremos ser úteis, interessamo-nos com um coração compreensivo pelos nossos semelhantes, dirigimos o nosso amor a todas as coisas que adentram à nossa consciência e ampliam o nosso próprio horizonte.

 Passamos a interessar-nos mais pelos problemas do Grande Todo e menos pela satisfação dos nossos pequenos desejos pessoais. Utilizamos a nossa inteligência a fim de encontrar soluções para os problemas da Humanidade, tornando-nos, finalmente, servidores da Humanidade, pois sabemos que somos unos para com tudo e reconhecemo-nos como parte o Todo.

Este é o desenvolvimento do Leonino, quando consegue integrar em sua consciência a tensão entre os pólos Leão — Aquário, ou entre a mente e o coração.

Portanto, queremos nos empenhar hoje durante a meditação e especialmente agora, no mês de Leão em alcançar uma clareza de consciência cada vez maior,

 em estar bem desperto e atento à voz de nosso coração, para que o Amor no coração e a Luz na mente possam brilhar a todo tempo e em todo lugar; iluminando o nosso caminho e o de nossos semelhantes, dando-nos uma compreensão maior das relações entre todas as coisas.

A Luz da Alma

É a Luz da Alma que dá a verdadeira autoconsciência e a sensibilidade superior. Isto é um fato importante de ser reconhecido; e com isso esclarece-se também a relação que existe com o signo de Leão, o signo real do coração, que nos faz perceber a vida superior em nós, ao qual podemos nos entregar em plena confiança e veneração.

 A Luz da Alma dá-nos a capacidade de sentirmos, com todos os nossos sentidos, a vida interior, o ser e o devir, criar-lhe espaço em nós, deixá-la atuar, segui-la.


Por esta razão, é tão importante que em meditação e contemplação fiquemos atentos para ouvir a nós mesmos, de forma que estejamos plenamente despertos para as diretivas do nosso mais profundo interior.

O essencial não é necessariamente se o Homem faz o bem ou quer o mal, mas sim a capacidade para uma percepção superior, o Ser interior.

Enquanto o brilho do Divino nos envolver, e a veneração e a dedicação permanecerem vivas em nosso coração e enquanto subordinarmos os objetivos materiais aos nossos ideais e valores interiores, continuaremos a crescer e a desenvolver-nos espiritualmente.

“Só alcançamos uma dimensão superior da consciência mediante o poder mágico do coração”, disse um Mestre Tibetano.

A sensibilidade superior que pode ser desenvolvida de uma maneira especial durante o mês de Leão, permite-nos ver através da forma e penetrar naquela realidade subjetiva, interior, que se oculta sob as camadas objetivas, exteriores.

 Esta visão do nosso próprio centro vital, que reside no coração, é mais do que mera compreensão, simpatia ou percepção. É a capacidade de penetrar através de todas as formas e de chegar àquilo que realmente é: a vida em si que pulsa em nossos corações e nos une uns aos outros.
Assim, damos início à meditação. 
Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.
Repassando à Chama  Violeta, da Compaixão, da Cura, Purificação e da Liberação. Meus blogs
Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário