", enable_page_level_ads: true }); Astrologia de Vênus e Mercúrio: Signo de Escorpião - Esotérico

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Signo de Escorpião - Esotérico



Signo de Escorpião - Esotérico






Signo de Escorpião - Visão Esotérica
Alan Oken
A luz do Dia

Este é o ponto de convergência de três luzes – a luz da forma, a luz da Alma e a luz da vida. Elas encontram-se; mesclam-se ; surgem.

Raio de Manifestação: Quarto ( Planeta - Lua e Mercúrio_
Regentes Planetário e seus raios

Na Personalidade - Marte – Sexto Raio -

Na Alma: Plutão – Primeiro Raio.
: Marte - Sexto Raio.

Como o Raio preeminente da humanidade, a natureza do Quarto Raio e a relação de seus signos e planeta correspondentes são fundamentais para cada um dos nossos grandes esforços enquanto trabalhamos para mudar "da escuridão para a Luz e da morte para a Imortalidade".

Como o principal signo do Quarto Raio, Escorpião é o mais estritamente envolvido com essa luta da evolução humana. Portanto, Escorpião é o signo do Caminho do Discipulado.

É através de Escorpião que a personalidade entra em combate com a Alma e depois surge como o "Discípulo Vitorioso" – a personalidade infundida pela Alma. Porém, como todos nós sabemos, o caminho não é fácil, e a Senda esta repleta de obstáculos - frequentemente criados por nos mesmos.

Quando o indivíduo nasceu com Escorpião ascendente ou com o Sol neste signo, comprometeu-se a combater nesta encarnação. O eu inferior tem que ser redimido pelo Superior, a consciência do relacionamento entre os dois foi estabelecida através de Libra, foi feita a escolha por lutar, e então segue-se a guerra.

No sentido mais objetivo, esse será especialmente o caso quando o indivíduo de Escorpião esta na Cruz Fixa - o estágio da evolução pessoal em que essa batalha particular e a mais acirrada.

A meta e o caminho de Escorpião não são apenas fazer a guerra. Não é suficiente que os pares de opostos, já polarizados em Libra, agora se encontrem num forte impulso de absorver um ao outro. Afinal de contas, Escorpião realmente incorpora o Quarto Raio - 

o caminho da harmonia através do conflito. E conflito precisa haver! Os processos de transformação inerentes a Escorpião ira além da batalha, à medida que prosseguem para a fusão e integração - duas outras características do Quarto Raio.

"A luz da forma, a luz da Alma, a luz da vida" representam:
- a personalidade, a Alma e a mônada (átomo espiritual permanente de um ser).

Depois do final da batalha a grande tarefa de Escorpião é reintegrar esses aspectos humanos principais (correspondentes aos Três Raios de Aspecto: Mônada – Primeiro, Alma – Segundo, Personalidade – Terceiro) em um todo integrado e consciente. Este é o segredo do Quarto caminho, assim como a revelação da verdade oculta do renascimento.


Há um outro segredo contido na natureza de Escorpião – o segredo da energia dirigida. A qualidade estabelecida do "olho da águia", acrescentada ao poder de Marte, dá a este signo uma habilidade para o direcionamento focalizado do propósito não igualada por nenhum outro.

Quando o desejo e trazido para a linha de frente da consciência (e isso pode ser o desejo por iluminação espiritual e aperfeiçoamento humano),

Escorpião não perde um átomo de energia pela dispersão:
O Caminho está livre e Escorpião vai a ele!





0 ritmo dessa "ida" é muito diferente do de Áries, o outro signo regido por Marte. A não ser que haja uma resposta imediata do aspecto forma da vida, o fogo de Áries diminuirá, se subjetivará e depois, repentinamente, explodira de novo, enquanto o Carneiro instintivamente (se bem que, as vezes, ingenuamente) empurra para a frente.

Áries não tem que manter a mesma reta, ele não é um signo fixo. Áries apenas tem que ir para frente e se expressar. E a matriz ígnea da vida, ao contrario de Câncer, que é a matriz aquática.

Como um signo fixo de água, Escorpião não é passível de ser desviado da sua orientação.

Sempre tem um objetivo determinado e previsto. Este objetivo é encontrado em Capricórnio, o signo do Iniciado. Áries tem que reacender o seu fogo, mas a água de Escorpião esta sempre fluindo em um curso determinado, movendo-se resolutamente para o seu delta.

Se o curso for bloqueado, a água escorrerá em volta, escavará ou se infiltrará por qualquer obstáculo. A corrente está estabelecida, a vontade está colocada, as águas da personalidade (especialmente o corpo emocional) serão espargidas pelo fogo da mônada/ espírito na consciência Amorosa da Alma.

Três dos mais importantes arquétipos coletivos para a humanidade São Cristo, cuja paixão esta incorporada no signo de Peixes, Buda, cujo caminho para a iluminação nos e estendido em Touro, e Hércules, o herói-discípulo, cujos testes e desafios são descritos mais vividamente em Escorpião.

Nos Trabalhos de Hércules descobrimos que, para conquistar a vitória sobre o domínio do eu inferior, Hércules (um filho de Deus) tem que lutar com a Hidra/Serpente de três troncos e nove cabeças.

Essa batalha é representativa dos três principais testes que a pessoa enfrenta quando seu Sol ou signo ascendente esta em Escorpião. Os objetivos destes importantes desafios para Escorpião, assim como para qualquer outro que trilhe o caminho, são os seguintes:

1. A necessidade de transformar seu apego e orientação para os desejos da personalidade em metas e propósitos da Alma.

2. Mostrar que por suas ações, valores e “campo de serviço” que está preparado para a iniciação a ser recebida em capricórnio

3. Revelar sua resposta e sensibilidade á vontade para o bem do plano evolutivo para a humanidade. Pag207

Cada um dos testes acima tem três partes componentes, que correspondem aos três aspectos da personalidade, o físico, o emocional e o mental.

No plano físico, os testes têm a ver com sexo, conforto físico e dinheiro.

No nível emocional, estas transformações necessárias tratam de temores, ódios e ambições pessoais.

Em termos de mente inferior, pensamentos (e suas ações resultantes) de orgulho, separatismo e crueldade constituem a natureza destes desafios.

Escorpião é testado e testado novamente para que fique certo de que esta pronto para tornar-se um "Discípulo Orientado", personificado pelo signo de Sagitário.

Como vimos, as dualidades das linhas de combate são traçadas em Libra - a Alma de um lado da Ponte do Arco-Íris e a personalidade de outro. Das fileiras da personalidade, uma "entidade" emerge como sua campeã. Os Ensinamentos da Sabedoria Antiga chamam este "Cavaleiro Negro" de "O Morador do Umbral".

O campeão da Alma também emerge, conhecido como "O Anjo da Presença". Pode-se dizer que o Morador representa a soma total de todas as características da personalidade que permaneceram não conquistadas e não redimidas. Essas características e energias devem ser transformadas antes que se possa prosseguir, dando o passo seguinte no caminho e, certamente, antes de qualquer possível iniciação posterior.

O Anjo da Presença e o Morador encaram um ao outro; a batalha entre os dois deve começar. Ao longo dessa batalha, ou se sucumbe a personalidade e se recua para uma encarnação na dualidade de Libra, ou o Morador é transformado e absorvido pelo Anjo da Presença, a guerra é vencida, e o Discípulo Orientado surge em Sagitário.

Isso só pode acontecer quando o ego, primeiro, reconhece-se como sendo o Morador. Isso ocorre quando a pessoa diz a si mesma: "Eu estou obstaculizando caminho do meu próprio progresso. Não é nada nem ninguém além de mim mesmo que está impedindo meu crescimento evolutivo, sou eu - o meu eu inferior.

Agora preciso encontrar a maneira, ocasionar as provas e me engajar nas lutas necessárias que me libertarão do meu Morador e permitirão que se estabeleça o alinhamento da Alma” .

A pessoa que percorre o caminho continua a batalha entre os pares de opostos, mas desta vez com um objetivo muito maior, a percepção consciente. Agora esta pronta para se entregar aos testes de Escorpião. Estas provas são auto-iniciatórias, pois essa é a forma do caminho: nós, cônscia e Amorosamente (ou seja, conscientemente, nos colocamos naqueles ambientes onde as nossas provas e desafios são inevitáveis. É então que surge o terceiro elemento de cada passo na senda - o sacrifício.

Trabalhamos e lutamos para sermos testados a fim de que possamos sacrificar o inferior ao superior, a personalidade à Alma. Este é o propósito primário e fundamental de Escorpião.

Num girar posterior da roda, o Discípulo torna-se, em Aquário, o Servidor Mundial. Essa e uma das razoes para que Urano, regente exotérico do Aguadeiro, tenha a sua exaltação em Escorpião.

Urano e Aquário atuam para condicionar e criar uma nova ordem de vida. A esse respeito, o trabalho dos Raios dessa combinação planeta/signo
- o Sétimo e o Quinto - aplica-se a transformação da invenção científica e conhecimento tecnológico naqueles produtos e sistemas sociais que unirão e beneficiarão a humanidade.

O desejo de mudar o status quo - de trazer uma nova orientação para a vida proveniente da síntese dos velhos preceitos anteriores e das experiências coletivas (como também individuais) - e muito característico da expressão de Urano.

Escorpião é o veículo de expressão perfeito para essa transformação e surgimento de novos arquétipos. O campo de batalha onde a ordem antiga e a idéia nova lutam pelo renascimento sintetizado de ainda uma outra forma de expressão e realmente um encontro de Quarto Raio.

Em termos de evolução humana, um combate como esse leva a reversão da roda - uma ocorrência muito centrada em Escorpião. Portanto não deveríamos nos surpreender que tamanha confusão no comportamento sexual humano, o estabelecimento de relações Humanas Corretas, a mudança em nível global da dinâmica social da humanidade e a introdução relativamente recente de invenções envolvendo energia nuclear façam tanto parte da cúspide da Era de Aquário.

A astrologia ensina que as inovações e direcionamentos do comportamento humano citados acima estão sob a influência individual ou combinada de Urano, Plutão, Aquário e Escorpião.
Gostaria de também destacar por que se diz que a Lua esta em queda em Escorpião.

No enfoque da Alma, queda não significa que a Lua esteja enfraquecida neste signo, mas indica a particular associação da Lua com a personalidade.

Quanto a isso, a Lua é considerada esotericamente como um "corpo morto" – um corpo que não tem uma potência verdadeira, em termos de expressão dinâmica da Alma.

A Lua é o depósito de tudo que constitui experiências passadas dos veículos inferiores, especialmente experiências das do corpo astral. No triunfo final de Escorpião, o poder do desejo, centrado no eu inferior é indicado pela Lua, deixa de exercer qualquer controle no individuo centrado na Alma. Assim, o poder da Lua cai. O leitor poderia querer comparar o que acaba de ser dito com a visão tradicional sobre a Lua, quando esta está nesse signo.

Escorpião é o caminho para fora da vida da personalidade. É chamado o signo do "impulso reverso", pois e através de Escorpião que e revelado o Caminho do Discípulo.

No que se refere a essa reorientação de transito, Áries e Escorpião estão muito estreitamente relacionados.

Áries, signo do "impulso primordial", começa um ciclo de encarnação em que os germes da vida se fixam na manifestação do plano mental e aguardam seu foco na forma através de Touro.

Escorpião, o oitavo signo a partir de Áries, inicia uma nova oitava da expressão das energias vitais geradas e nascidas através do Carneiro.

Quanto a isso, poder-se-ia dizer que escorpião é uma oitava superior de Áries, assim como, na astrologia tradicional, diz-se que Plutão (o regente esotérico de Escorpião) é uma oitava superior de Marte (regente esotérico de Áries). Quando examinamos Escorpião sob o enfoque da Alma, verificamos que Marte é o seu regente em ambos os níveis de expressão, portanto, estreitamente ligado ao seu significado, o signo de Carneiro.

Essa associação, em termos de planetas e de Raios, tem várias implicações importantes. A função de Escorpião, no nível da personalidade, e atrair aquelas circunstâncias especialmente no plano emocional do desejo - que envolvem a personalidade na batalha.

Primeiro, há uma batalha dentro de si próprio e consigo mesmo para aniquilar aquelas formas-pensamento que mantêm a personalidade ligada ao karma coletivo e emocional da consciência de massa.

A personalidade deve individualizar-se e refinar. Isso é bem um trabalho de Plutão e do Primeiro Raio de Shiva, Senhor da Destruição.
Plutão também está estreitamente ligado a função do Morador, pois este último incorpora as imensas energias do subconsciente pessoal e coletivo, ou o "submundo" de Hades/Plutão.

Estes elementos subconscientes dos três veículos inferiores (e suas ligações com os planos físico, emocional e mental coletivo) devem ser trazidos a percepção consciente de modo que a batalha possa ser travada e, através de Marte, o Discípulo possa surgir vitoriosamente.

O último desafio de Hércules simboliza essa provação. Ele luta com seu Morador na forma de Cérbero, o cão de três cabeças que guarda Hades. Hércules subjuga esse "monstro" (de sua própria criação) e carrega a criatura para fora do inferno e para a luz diurna da consciência despertada.

Hércules leva Cérbero para o topo da montanha como prova de sua força sobre o seu eu inferior. O topo da montanha é, de fato, o símbolo do local da iniciação e portanto, o signo de Capricórnio.

Áries, o guerreiro aspirante, inicia a jornada para a vida da forma, aprende as suas lições e luta em Escorpião, para surgir como o Discípulo Orientado em Sagitário e, como veremos brevemente, o Iniciado no signo do Bode Montanhês.

A enorme vontade de ser da energia de Primeiro Raio de Áries realmente luta no conflito do Quarto Raio de Escorpião para que esse fogo primordial da vida possa emergir com maior harmonia de propósito e devoção consciente ao plano.

Marte, planeta do Sexto Raio, é a força por trás desse surgimento evolutivo. Em sua oitava inferior, Marte e 0 deus da guerra lutando para ocupar 0 "território do Senhor encarnado".

Marte Áries libra libera o caminho para que cada a guerreiro espiritual- cada a filho e filha da Chama Divina - trilhe a Senda. Marte/Escorpião envolve na batalha pelo auto-sacrifício a absorção do eu inferior no Superior, para que a Alma iluminada possa iniciar o serviço consciente a humanidade e ao plano, promovendo assim a união das energias do Quarto e do Primeiro Raios.

Essa conexão também pode ser considerada pela perspectiva de mais um outro planeta e Raio.

Marte e o regente exotérico de Áries e rege Escorpião no nível da Alma. Escorpião é um signo de Quarto Raio, enquanto Mercúrio é um veículo que emana a energia de Quarto Raio no sistema solar.

Para apresentar um quadro mais completo destes complexos relacionamentos, deve-se mencionar também que, a nível hierárquico, Mercúrio rege Escorpião.

Isso significa que, depois que foram vencidas todas as batalhas e que o Discípulo centrado na Alma triunfou, o Poder da Palavra pode usar o campo de batalha livre para implantar na consciência coletiva da humanidade aquelas idéias (ou seja, dar origem àqueles filhos e filhas da Mente) que são criadas para expressar o plano em um giro ainda mais avançado da roda evolutiva.

Por fim, devemos mencionar a polaridade de Escorpião, Touro, e a função de Plutão e de Vulcano. Estes dois planetas são os que expressam o Primeiro Raio.

É tarefa do Senhor da Destruição quebrar os vínculos da personalidade com aqueles desejos associados a vida da personalidade. No entanto, esses conflitos têm que ser criados para que a batalha possa seguir e o Discípulo triunfante possa obter o direito de ser um com a sua consciência evoluída.

Essa batalha se dá através do Quarto Raio da Humanidade e dos signos desse Raio: Touro, Escorpião e Sagitário.

É pelo portal do Arqueiro que a flecha da verdade, tendo penetrado na ilusão e maya dos desejos emocionais e materiais, apronta o candidato para a iniciação nas Salas dos Ensinamentos da Sabedoria Antiga.

ESCORPIÃO na Cruz Mutável (individuo totalmente centrado na personalidade).

Este é o estágio evolutivo do eu inferior não resgatado. O símbolo é o Escorpião e o foco do impulso vital e o egoísmo total. Na dança de Amor dos escorpiões, um parceiro procura a destruição do outro de modo que sexualidade e morte se fundem.

Essa não é a morte do eu inferior, mas a morte inexorável do parceiro/ adversário através da total supremacia de um ego sobre o outro. Neste nível, Escorpião está constantemente envolvido com todos nessa dança de morte.

Outro símbolo que caracteriza este tipo de indivíduo é a aranha. A aranha tece sua teia para atrair suas vítimas. Uma vez apanhado, o inseto preso esforça-se para se libertar até a exaustão e então a aranha extrai os fluidos vitais da sua vítima. O Escorpião esta tão distante, tão dentro da escuridão do submundo que ele não vivencia sua própria vida, luz e vitalidade.

Seu foco esta nas energias magnéticas da teia do plano astral que ele utiliza para trazer pessoas para o seu ambiente, e poder, então, usar plenamente os recursos dessas pessoas em seu próprio benefício.

Depois de algum tempo, esses fluidos tornam-se veneno. E, se o Escorpião permanece não resgatado, essa toxidez o mata e o remete ainda mais as profundezas do submundo. O destino de um indivíduo como esse normalmente envolve uma série de experiências auto-aniquiladoras cujo propósito é gerar dor suficiente para que ele desperte para o elemento latente de redenção que está sempre presente.

A esse respeito a regência de Plutão sobre Peixes se revela - uma relação que discutiremos de modo mais completo na seqüência apropriada.

ESCORPIÃO na Cruz Fixa (despertar para o relacionamento Alma-personalidade). A Águia, símbolo desse nível de expressão de Escorpião, voa alto e pousa ocasionalmente no pico da montanha.

Então essa ave de rapina precipita-se nas águas correntes de rios e córregos para capturar um peixe para alimentar a si e a suas crias. É então que a Águia Escorpião, abrindo-se para a dualidade, movimenta-se entre o céu e a terra, o ar e a água, e luta com os pares de opostos.

A águia tem um olho aguçado – que não é tão concentrado na visão e reação instintivas quanto o e o do Escorpião. A águia tem um certo grau de objetividade e paciência, assim como um talento que lhe permite saber exatamente quão rápido e quão longe tem de mergulhar da sua posição elevada para capturar a truta que nada no meio da correnteza. A Águia é fiel ao seu parceiro e à sua prole, alimentado-a antes de si mesma.

A Águia e prestativa, ajudando os outros a fazerem sua transição da vida no ninho para a liberdade no vôo. É corajosa e facilmente entra em combate por aquilo que acredita, pois Marte nesse nível atua como defensor da fé e impostor de ideais corretos (Sexto Raio).

Contudo, a natureza do desejo da Águia e muito forte.

Ela busca as alturas da ambição e a paixão da conquista sexual e social. Procura exaltar a personalidade mais do que destruí-la. E implacável (como são todos os Escorpiões) na conquista de seus objetivos e incansável na busca da satisfação de seus desejos, mesmo que estes sejam para o bem-estar de outros e não apenas para sua vantagem pessoal.

A Águia ainda esta apegada aos seus objetivos, desejos e metas, mas mantém uma crescente percepção da futilidade de muitas dessas batalhas centradas na personalidade.

É agora que o olho da Águia se aguça para a luz do Sol que irradia pelo seu nobre coração. O Escorpião na Cruz Fixa, em estágios mais avançados, é o campo de batalha no qual o aspirante que trilha a Senda finalmente se fixa no Caminho.

Como já citamos, é um estágio de provas e desafios, mas é também o lugar do triunfo final!

ESCORPIÃO no Cruz Cardeal (o indivíduo centrado na Alma). O Discípulo emerge e a Águia transforma-se na Fênix que, surgindo das cinzas dos desejos da personalidade, irrompe flamejante da radiação interior e muitos poderes magnéticos e de cura. A unidade essencial dos eus inferior e Superior foi atingida.

Agora ele está pronto para combater pelo plano e lutar pela humanidade como um todo. A Fênix é a incorporação do Amor superando a adversidade, da harmonia surgindo do conflito inevitável e da ressurreição da forçada vida através de um ser humano totalmente dedicado e autoconsciente.

O Guerreiro agora esta pronto para os testes posteriores que o aguardam, e depois de uma apropriada permanência com os Mestres e Ensinamentos de Sagitário, chegara aos Portais das Iniciação de Capricórnio.

Mutável...........................................Fixo.................................Cardeal
Escorpião.......................................Águia...............................Fênix
Desejos egoístas..............Desejos dualísticos.........Desejos altruístas
Degeneração.......................Regeneração.................. Ressurreição
Esconde-se no..................Voa no ar....................Habita na Luz
Escraviza no escuro..........Anima......................Ilumina
Fere...................................Cura.........................Transforma
Impulso para a morte....Luta com vida............Imortalidade.

Frases tônicas de Escorpião.

Que maya floresça e que reine a desilusão. Esta e a frase seguinte requerem pouca interpretação. Maya é ilusão no plano dos desejos. Representa a miragem das emoções centradas na personalidade. Maya é a água que obscurece a visão da Águia e o coração da Fênix, impedindo-os de penetrar nas trevas da matéria para que o eu inferior possa ser irradiado com o Amor e revivido na luz.

Guerreiro sou e saio triunfante da batalha.
Esta frase está escrita na banheira do discípulo ele marcha no campo de batalha para seu campo de serviço à humanidade.



Alan Oken
Alice bailey
Pesquisado por Dharmadhannya

Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário