", enable_page_level_ads: true }); Astrologia de Vênus e Mercúrio: Os segredos da MENTE Superior e Inferior.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Os segredos da MENTE Superior e Inferior.




Os segredos  da MENTE Superior e Inferior. 

Apesar de a ciência esotérica, de um modo geral, dividir a mente em duas partes inferior e superior, para simplificar, os Mestres têm ensinado que o ser humano já está despertando a terceira parcela da mente, antes em estado latente.

Analisemos melhor estas três divisões da mente:
Mente inferior. E aquela parcela da mente onde são produzidos os pensamentos concretos e racionais, a força intelectual, a comparação, o julgamento. E o terceiro dos mundos da forma (das formas mentais). Corresponde ao hemisfério esquerdo do cérebro e às energias masculinas.

Atualmente é a mente predominante, aquela que é mais utilizada no dia-a-dia e ainda muito influenciada pelas emoções. Chamada também de mente lunar, é atraída para os planos inferiores da vida (astral e físico) e reage com muita facilidade às emoções.

Já a mente superior é chamada de mente solar por ser atraída para os níveis mais elevados (búdico e átmico), que energeticamente ficam nos planos acima da mente inferior, possuindo uma ação mais rápida, movimentada pelo hemisfério direito. A mente inferior é mais lenta porque precisa dividir e rotular para comparar e depois entender.

“A mente inferior alcança a ideia abstrata pela razão e, assim fazendo, realiza seu mais alto voo, tocando o limiar do mundo onde não há formas, e vendo indistintamente o que fica além.
 
O Pensador, com sua consciência causal, vê essas idéias e vive entre elas habitualmente. A proporção que exerce e desenvolve a capacidade de raciocínio abstrato, torna-se eficiente em seu próprio mundo, e começa a vida ativa funcionando em sua própria esfera. 1.

O simbolismo numérico relaciona-se com a mente inferior. “Aqui, as vibrações da consciência dão origem a imagens, ou quadros, onde cada pensamento aparece como forma viva. Relaciona-se com os próprios pensamentos concretos do ser humano, identificando-se inteiramente com a sua personalidade. E a região da personalidade, e do erro.”1

Na mente inferior é onde se encontra a nossa linguagem falada e escrita, apesar de que o hemisfério direito empresta-lhe uma parte de uma outra linguagem, a linguagem dos símbolos abstratos.

Mente Superior. E onde são criados nossos pensamentos abstratos, de onde vem a inspiração. Também chamada de mente holística, é onde surge a imaginação, a criatividade. Está relacionada com o hemisfério direito do cérebro e com as energias femininas. Faz parte dos mundos da não-forma que são: o plano mental superior, o plano búdico, o plano átmico e o plano monádico ou do espírito.

O simbolismo geométrico relaciona-se com a mente superior. Aqui, “a consciência parece enviar correntes, ou jorros de energia viva, que não se condensam em imagens distintas, porém que, ao fluir para os níveis mentais inferiores, produzem uma variedade de formas, todas ligadas por alguma condição comum.

Nela são produzidos os pensamentos, as idéias e os princípios abstratos, ou razão pura, que não funcionam dentro dos estreitos limites da linguagem”1

Mente Intuitiva ou Mente Psíquica.

Ao intitulá-la de psíquica, estou me referindo a um nível de inteligência muito superior que se relaciona com a alma. Segundo tradições originárias das antigas Escolas Iniciáticas, nos níveis mais transcendentes dos grandes mistérios, ensinava-se que esta terceira parcela da mente era a mente original antes da separação dos sexos.

Na continuidade das nossas encarnações, ora como homem, ora como mulher, desenvolvemos  mais a mente inferior e a superior, atrofiando, gradualmente a mente psíquico-intuitiva.

Por isso, enquanto a mente inferior está relacionada com as energias masculinas e a mente superior com as energias femininas, a mente psíquico-intuitiva possui os dois aspectos, ou seja, é simultaneamente masculina e feminina.

Ela tem conexão com tudo que é de caráter universal, por isso se diz que, em essência, uma parcela da mente universal que um dia todos os seres humano desenvolverão.

Quando as três parcelas da mente se fundirem num só, a humanidade atingirá os níveis de mente e de consciência que atualmente os Mestres de Luz possuem.
Hoje esta terceira parcela da mente, que se encontrava inativa adormecida, está em processo de despertar e de desenvolvimento Ela unificará as duas parcelas da mente, formando assim uma mente una e trina.

Seu ponto principal no cérebro é o plexo da coróide no Quarto ventrículo, e o cerebelo, onde está sendo desenvolvido o chakra coordenador, relacionado com o 4 Raio (equilíbrio e harmonia).

Este chakra que era secundário, agora está em processo de evolução para assumir funções de chakra principal. Nesta região 2. do cérebro nascem os 12 nervos cranianos responsáveis pelas funções principais do nosso organismo humano.

Lama Govinda destaca:
“A mente intuitiva é una com a mente universal por causa da sua participação da inteligência transcendental, e é una com o sistema mental (os cinco sentidos e o intelecto) pela sua compreensão do conhecimento diferenciado.

A mente intuitiva não tem corpo próprio nem marcas pelas quais pode ser diferenciada. A mente universal é sua causa e suporte, mas ela evoluiu com a noção de uma alma e o que lhe pertence, ao qual se apega e se reflete.”3

“Num homem espiritualmente desenvolvido todas as combinações rudes da matéria mental foram eliminadas, de forma que contém apenas as variedades mais finas da matéria das quatro subdivisões mentais inferiores, e nela os materiais do quarto e quinto sub-planos predominam muito sobre o sexto e sétimo subplano.

O corpo mental torna-se, assim, responsivo a todos os mais altos trabalhos do intelecto, ao delicado contato com as artes superiores com as puras vibrações das emoções mais elevadas.

Tanto o corpo astral como o corpo mental de um homem espiritualizado deveria exibir, constantemente, quatro ou cinco esplêndidas emoções — amor, devoção, simpatia e aspiração intelectual, entre outras.”1

A mente superior e a mente intuitiva fazem parte do eu superior, que é o conjunto de manas (mente) com buddhi (intuição). Na Índia, ‘Buddhi, que traduzimos como intuição, é conhecida como a razão pura. E a razão da alma, um tipo superior ao que temos nos planos inferiores.”1

Por uma questão de simplificação, é normal em esoterismo se chamar de “razão pura” ao conjunto da mente superior e intuitiva, por isso alguns autores dizem que a “razão pura” está no eu superior, enquanto outros dizem que está na alma mas, na verdade, o eu superior é o conjunto das duas parcelas da mente com a alma, como já vimos.

Só agora, pela elevação e expansão da mente, do sentimento e da consciência, é que a alma está conseguindo gradualmente direcionar a vida através da personalidade, seu veículo dc manifestação.

O terceiro aspecto da mente, ou a mente intuitiva, está em processo de desenvolvimento na humanidade, e vem sendo impulsionado, dinamizado, pela entrada do Sol em Aquários. A Era de Aquários é regida pelo Terceiro Aspecto da Trindade, ou Deus-Mãe, relacionado com o Quinto princípio, que é a mente, e com o Quinto reino, que é o mundo ou universo mental.
Henrique Rosa 
1. Arthur E. PowelI. op. cit.
2. Onde o crânio se encaixa na coluna. Nesta região também encontramos: o bulbo, a ponte, o mesencéfalo e o arqueduto cerebral.
3. Lama Angakarita Govinda, op.cit.

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

http://luzdosanjoedoselohim.blogspot.com.br/

http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ :
https://plus.google.com/u/0/communities/111702837947313549512
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário