", enable_page_level_ads: true }); Astrologia de Vênus e Mercúrio: ASTROLOGIA, SIGNOS, PLANETAS - Comportamento

quarta-feira, 4 de março de 2015

ASTROLOGIA, SIGNOS, PLANETAS - Comportamento








ASTROLOGIA, SIGNOS, PLANETAS E A RELAÇÃO COM A ANALISE   DO COMPORTAMENTO HUMANO

Postado por DharmadhannyaEL
 “A água é o meio por onde se verificam todos os proteísmos vitais; a terra nos dá os elementos químicos que constituem o nosso corpo; o fogo se realiza na combustão lenta dos princípios nutritivos nas células pelo oxigênio conduzido na respiração; e o ar nos dá esse oxigênio e certas radiações.”

 A molécula orgânica é constituída justamente por esses quatro elementos químicos fundamentais: o carbono, que dá a estabilidade à molécula; o hidrogênio, a mobilidade; o nitrogênio, a intensidade (porque freia a combustão); e o oxigênio, a extensão (porque queima).

Segundo P. Carton, um dos mais importantes médicos naturalistas, responsável pelo revivescimento de Hipócrates, o neohipocratismo, os diversos tipos de sangue estão, provavelmente, em relação com os quatro temperamentos: tipo sanguíneo AB — linfático; A — sanguíneo; B — nervoso; O — bilioso.

 REFLETINDO SOBRE O CARÁTER E O COMPORTAMENTO  HUMANO

Tal como a psicologia tem seus métodos para estudar o comportamento humano no que diz respeito ao caráter, à personalidade e ao temperamento, a astrologia também tem suas técnicas para fazer essas análises.

Em uma carta astrológica, o caráter é dado pelo Ascendente; a Personalidade é delineada pelo signo solar, e o temperamento está relacionado aos quatro elementos primitivos — fogo, ar, terra e água —, também associados aos signos zodiacais.

Na psicologia, os termos temperamento, caráter e personalidade são fundamentais no estudo do comportamento humano. No entanto, os diversos autores adotam sistemas diferentes para definir esses termos, e, no geral, o perfil traçado por todos não é discordante.

 Nessa área, a astrologia tem também o seu sistema específico para definir esses termos.

O caráter, etimologicamente, quer dizer “coisa gravada” (do grego charaktér). E definido como um conjunto de disposições psicológicas e comportamentos habituais de uma pessoa, o qual pode ser também caracterizado pela vontade individual.



 Na constituição do caráter entram o temperamento — conjunto de predisposições orgânicas, elemento fisiológico inato — e os elementos psicológicos — a influência cultural, social, familiar, do meio natural, dos costumes, etc.

Em relação aos elementos psicológicos, a astrologia difere da abordagem psicológica acadêmica. É que, sendo ela uma ciência causal (a configuração dos planetas e situação cósmica “determinam”, entre aspas, o indivíduo no momento do nascimento), não considera os elementos psicológicos como adquiridos totalmente, pelos costumes e no meio, mas, antes, “indica” uma predisposição que o indivíduo já traz consigo.


Em outras palavras, o indivíduo reage de maneira mais ou menos previsível, de acordo com fatores mais ou menos previsíveis, segundo os fatores astrológicos.

Conforme enquetes realizada em congressos de astrologia, muitos profissionais dessa área acreditam que a determinação cósmica é uma consequência de fatos somados em vidas passadas, e que a resultante do indivíduo se coaduna com um momento cósmico preciso para o renascimento.

O indivíduo traz inscrito em seu código genético a sua herança familiar e da humanidade e recebe do “céu” da Alma do Espírito sua herança individualizada, universal,  atômica, cósmica no plano  sutil.

Aos antigos astrólogos que observavam as estrelas eram também observadores da natureza humana, e foi então que começaram a detectar a existência de ligações entre os dois domínios. Registraram as posições do Sol, da Lua e dos planetas consoante nasciam e se punham no horizonte terrestre, e chegaram à conclusão de que à ocorrência de cada posição correspondia a manifestação de determinadas facetas do caráter dos que na altura haviam nascido na Terra.

 E isto que cientistas como o Dr. Michel Gauquelin pesquisaram, ou seja, que as vibrações cósmicas emanadas pelo Sol, pela Lua e pelos planetas nos atingem, aqui, na Terra; que, por demonstração, diferem umas das outras e que em certa medida se encontram ligadas a determinadas facetas do caráter e da personalidade dos que nascem na Terra.

 Para parafrasear Jung, a Astrologia nunca pretendeu outra coisa: embora seja totalmente distinta a imagem que vulgarmente temos dela.

Um ramo da Astrologia Zodiacal que provou ser surpreendentemente exato: o que se refere ao caráter em formação, ao intelecto, à constituição física, às potencialidades profissionais e assim por diante, através dos seus significados.

Mais  temos do que considerar a importância do Sol no nosso sistema solar para vermos por que motivo será tão grande a sua influência. E de longe o domínio estelar a exercer-se com maior acuidade nas nossas vidas: praticamente todos os Outros planetas giram à sua volta e dele dependem para viver. Não queremos com isto dizer que não recebemos igualmente a sua marca: a Astrologia mostra que sim.

O caráter se relaciona com o Ascendente, ou seja, com a constelação que ascende no horizonte leste no instante do nascimento. Este signo exerce uma tremenda influência na Personalidade da criança, e , visto o ascendente sofrer alterações de duas em duas horas, torna-se importante um registro do momento em que a criança nasce tão exato quanto possível.

O horóscopo dos nossos filhos, assemelha-se a uma semente que fornece o potencial básico. O grau de realização desse potencial dependerá da quantidade de alimento e cuidados que a semente receber, dependerá também de fatores parentais, porque sabemos que as crianças herdam partes dos horóscopos dos pais, de modo que o destino se encontra irrevogavelmente ligado aos progenitores, ou seja, às gerações anteriores.

 Portanto, numa primeira abordagem, ele pode ser de doze maneiras distintas, segundo as características dos doze signos do zodíaco. Porém, esses doze tipos são ainda variáveis, pois os planetas nos signos modificam-lhes as qualidades próprias.

Quanto à personalidade, os testes projetivos que procuram analisá-la através da reação que o individuo manifesta diante de estímulos-testes demonstram que ela sofre diversos tipos de influências exteriores.

A personalidade seria, então, o comportamento do individuo condicionado a fatores biológicos (neuro-endócrino-metabólico), sociais (família, escola, características sócio- culturais do ambiente em que se desenvolve, etc.) e à autodeterminação; personalidade pode ser também caráter mais meio ambiente.
Astrologicamente, a personalidade se relaciona com o signo solar.
.
DETERMINAÇÃO ASTROLÓGICA

O Sol, que provoca tantos fenômenos vitais conhecidos — como a formação dos açúcares pelas plantas, através da fotossíntese, e a fixação da vitamina D pelo organismo —, representa a saúde, a disposição, a realização que libera as pessoas para o contato com o mundo exterior.

 Daí a posição do Sol em cada signo alimentar um tipo de personalidade diferente. Como o caráter, a personalidade é uma predisposição que o indivíduo traz com ele, sujeita a uma previsão de comportamento, diante dos diversos estímulos exteriores, indicados pelas doze casas terrenas (ver Figura 1).


A análise do Comportamento Humano
Todos nós reagimos de maneira relativamente diferente com umas e outras pessoas ou coisas, em situações gerais ou particulares, mas no todo somos um só, o indivíduo. Temos uma personalidade definida, ainda que venhamos a sofrer transformações no curso da vida, transformações essas que são previsíveis na análise geral de uma carta natal.

O estudo dos temperamentos (do latim temperamentu) foi sistematizado, entre outros, por Galeno, e tem analogia com os quatro elementos primitivos — fogo, ar, terra e água — e os quatro princípios da matéria — quente, frio, úmido e seco (ver Figura 2).

O temperamento reflete as razões e forças instintivas no ser, nem sempre controláveis. Carl Jung definiu apenas dois tipos de temperamentos, o extrovertido e o introvertido. Outros autores observaram vários outros tipos, partindo de experiências clínicas com doentes mentais. O que todos concordam, porém, é que não deve haver um tipo puro, pois embora possamos, para efeito prático, fazer uma classificação individual dos tipos.

Em astrologia, o temperamento é dado pela quantidade maior de planetas nos signos do fogo (Áries, Leão, Sagitário), ar (Gêmeos, Libra, Aquário), terra (Touro, Virgem, Capricórnio) e água (Câncer, Escorpião, Peixes).

 Por exemplo, se o Sol, Júpiter e Mercúrio estiverem em Áries (fogo); a Lua em Escorpião (água); Netuno e Marte em Sagitário (fogo); Vênus em Touro (terra) e Saturno em Libra (ar), logo se vê que o temperamento predominante é o do fogo, porque há cinco planetas em signos desse elemento.

O temperamento é ainda individualizado pelos signos: se a maioria dos planetas está em Sagitário, por exemplo, deve-se acrescentar às características do temperamento encontrado franqueza e espírito liberal, ou falta de tato e irresponsabilidade, conforme o estado cósmico.


TABELA 1 — AS CARACTERÍSTICAS ELEMENTARES DOS
PLANETAS
Sol - quente seco
Lua — fria-úmida
Mercúrio — frio-úmido
Vênus - quente-úmido
Marte — quente-seco
Júpiter quente-seco
Saturno — frio-seco
Urano — variável
Netuno -- quente-úmido
Plutão — quente-Seco


As características elementares dos planetas (ver Tabela 1) também alteram o resultado. Por exemplo: Marte (quente e seco) em Leão (quente e seco também, pois é um signo do elemento fogo, o qual é composto desses dois princípios) acentua o estado ígneo do temperamento.

Além disso, planetas na Casa 1 (o eu, o corpo) e X (as conquistas, a posição social, a profissão) influenciam sobremaneira na análise.

O estudo do temperamento, em especial, faz parte do diagnóstico básico da medicina naturalista, a qual se relaciona com o equilíbrio humoral orgânico e se evidencia pelos princípios hipocráticos, que consideram antes o enfermo que a enfermidade. Segundo os médicos naturalistas, a atual medicina é nitidamente classificatória das enfermidades não dando o justo valor, em primeiro plano, à relação que o enfermo tem com a enfermidade.






OS TIPOS DE TEMPERAMENTO

A medicina naturalista se baseia na cura através da alimentação e o diagnóstico básico especifica o temperamento do paciente, que indicará o regime alimentar adequado. A prescrição de outros tratamentos naturais, como a hidroterapia e a ginástica, por exemplo, também deve estar adaptada ao temperamento do indivíduo.

 Aos do tipo fogo, a ginástica é recomendável, pois eles não só gostam de movimento como têm muita energia para gastar. Já aos do tipo água recomenda-se a hidroterapia, para atenuar as emoções; os do tipo terra necessitam renovar as energias para o trabalho, e a geoterapia resolve bem essa questão; os do tipo ar podem praticar exercícios leves e rítmicos, como dança; técnicas de relaxamento, musicoterapia e até psicoterapia são adequadas, pois esse é um tipo mais mental.

Os tipos são, geralmente, a primeira coisa a se observar, já que as indicações que eles fornecem são muito boas. São reconhecíveis pelo formato da cabeça: a cabeça oval revela o tipo linfático; a triangular/oval, o tipo sanguíneo; a quadrada/triangular, o tipo nervoso; a oval/quadrangular, o bilioso......... (ver Figura 3).

Os linfáticos (água) são passivos, imaginativos, calmos, sensíveis, pacientes gostam de dormir; possuem carnação fofa e escassa reação às enfermidades; em alimentação, gostam de alimentos fortes e excitantes. Seus problemas físicos referem-se mais ao estômago, sistema excretório e linfático. Seu olhar é caído e vago. Sua pele, lisa, pálida, fria e úmida.

Os sanguíneos (ar) são inquietos, volúveis, irritáveis, alegres, expansivos, joviais; possuem inteligência viva; são bons amigos; reagem bem às enfermidades. Em alimentação, costumam exagerar. Os problemas físicos refletem-se mais nos pulmões, rins, sangue e circulação. Seu olhar é vivo e inquieto. Sua pele, macia, viva, quente e úmida.

O tipo nervoso (terra) é exigente, prático, modesto ou ambicioso, busca trabalho e posições melhores: resistência variável às enfermidades, mas geralmente tem vida longa. Come pouco ou o suficiente. Os pontos problemáticos do físico são a garganta, aparelho gastrointestinal, estrutura óssea e pele. Seu olhar é direto e incisivo. Sua pele, seca, pálida, fria.
O tipo bilioso (fogo) é ativo e incansável, audacioso, autoritário, generoso, orgulhoso, bom organizador, possui forte musculatura. Bom apetite. As partes mais sensíveis são o encéfalo, coração, musculatura, supra-renais, fígado. Seu olhar é sério e esperto. A pele, oleosa, viva, quente.

Tabela de  Símbolos de Planetas e Signos

Com relação à associação entre temperamentos e elementos dos signos, os estudiosos afirmam que “não é uma mera casualidade, nem tão pouco pode considerar-se como um mero simbolismo, que os sábios antigos assimilassem os elementos químicos — o carbono, o hidrogênio, o nitrogênio e o oxigênio — com os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar”.

E continua: “A água é o meio por onde se verificam todos os proteísmos vitais; a terra nos dá os elementos químicos que constituem o nosso corpo; o fogo se realiza na combustão lenta dos princípios nutritivos nas células pelo oxigênio conduzido na respiração; e o ar nos dá esse oxigênio e certas radiações.”

 A molécula orgânica é constituída justamente por esses quatro elementos químicos fundamentais: o carbono, que dá a estabilidade à molécula; o hidrogênio, a mobilidade; o nitrogênio, a intensidade (porque freia a combustão); e o oxigênio, a extensão (porque queima).

Segundo P. Carton, um dos mais importantes médicos naturalistas, responsável pelo revivescimento de Hipócrates, o neohipocratismo, os diversos tipos de sangue estão, provavelmente, em relação com os quatro temperamentos: tipo sanguíneo AB — linfático; A — sanguíneo; B — nervoso; O — bilioso.




O ritmo dos signos é outro fator que se leva em conta na astrologia médica. A dinâmica universal tem duas manifestações básicas — impulso e estabilidade — que criam uma terceira, a força de equilíbrio entre ambas — mutação.

 Os signos também se enquadram nessas leis da dinâmica universal. Assim, há quatro signos impulsivos ou cardiais; quatro signos estáveis ou fixos; quatro signos mutáveis, OU comuns.

 Pela disposição dos planetas nos setores cardiais, fixos e comuns (ver Figura 4) são tiradas informações complementares a respeito da natureza geral dos problemas.

Assim, planetas em bom estado cósmico, nos setores cardiais, caracterizam iniciativa, construtividade, disposição das idéias; nos setores fixos, domínio, preservação, racionalização das  idéias; e nos comuns, receptividade, assimilação das idéias.

Já planetas em maus estados cósmicos, nos diferentes setores, caracterizam: cardiais — depreciativo, manipulação das idéias; fixos — predomínio, indisciplina, desregramento, corrupção; comuns — negatividade, negligência, dispersão das ideia.

Postado por Dharma DhannyaEL
Este texto é resultado de uma pesquisa , inspirado em vários autores, e na Revista Planeta - astrologia e Saúde.

Minha gratidão sua Divina Presença aqui  é uma Graça.
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael,
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário