", enable_page_level_ads: true }); Astrologia de Vênus e Mercúrio: Lua - Palavras chaves - resumo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Lua - Palavras chaves - resumo






Lua - Palavras chaves – resumo.

Regente natural de Câncer.
Percorre a órbita do zodíaco em 27 dias. Passa, em média, 2 dias em cada signo.
 A Lua ativa no signo e na casa onde se encontra as qualidades ou defeitos e incorpora as influências dos planetas com os quais tem conexão. A Lua modifica e influência ânimos e humores.

Energia lunar é feminina, receptiva, integra o Todo Maior, com a Harmonia da Unidade, com todos os povos e  com a Grande Família – Humanidade.

 Quando estamos alinhados com a Grande Mãe, estamos conectados com o Grande útero que nos alimenta e provê e sustenta.

Simboliza as multidões,  a igreja, o hospital, Cruz Vermelha, o Planeta Terra. Útero, Cálice, Santo Graal...  A mãe Deusa. Nossas origens. O astro da noite se abre para o domínio interior misteriosos e arquetípico do inconsciente.
 A imaginação, o "lunático vive sonhando acordado", a imaginação é a sua porta e o seu inferno. Mundo da Ilusão.

 “Lua é a Consciência Matriarcal, a sabedoria da Terra, atávica. Representa a memória, a herança e a experiência ancestral que permanece presa à Terra, à natureza, ao crescimento orgânico. Tradição.  
Par oposto do  Sol. Yang.

Representa:
- a Lua como significador de relacionamento.
- a Lua é o símbolo da água (útero), do crescimento, da alimentação, da fecundidade.


-   o lar, a família, a casa, a fazenda,  o modo de vida, o apego ao lar.
- Imagem da mãe, Gestação,  Fecundidade. Descreve como vemos nossas mães, e de como seremos como progenitores, como provê ou gosta de ser provido. Mãe e filha.

- reprodução, berço, a criança
- necessidade de ser alimentado, cuidado, protegido, segurado, 
- Lado maternal envolvente que cuida, alimenta, e protege. Tudo que é receptivo, noturno, que está em gestação - a semente em crescimento; 

mostra como  fomos emocionalmente condicionados na infância pela família, cultura, ambiente, reflete na sua adaptação ao meio. a mulher que é o esteio e mantenedora da família.

- Estrutura da relação mãe e filho. Instintos básico de sobrevivência, proteção da prole, como cuidamos dos nossos filhos, e dos outros. Empatia.
- a imagem que temos de nós mesmos, a imagem do nosso eu físico e emocional. Simboliza o corpo físico que devemos desenvolver

- primeiro relacionamento afetivo da mãe com o filho terá um esboço de um padrão ou matriz de relacionamentos afetivos.

- a essência do Yin a natureza interior, a força e as reações instintivas,  as influências das marés cheias, ou vazantes,  os fluxos e refluxos –
- a comunhão com a natureza. Destino, tempo.

- o passado anterior, vidas passadas, hábitos adquiridos inconscientemente, ela  é a imagem  dos comportamentos, das atitudes, e dos sentimentos que adquirimos de vida em vida. Karma de vidas passadas.

- comportamento condicionado e socialmente aceitável (a máscara). Padrão de reação impensado.
- o mundo dos sentimentos, mutabilidade interior, instabilidade emocional, capricho, a reflexão.

- Revela como reagimos emocionalmente em nossas relações.
-  revela a capacidade de estabelecer contato, o desejo de intimidade e de segurança emocional.

- O universo das imagens: os sonhos, fantasia e imaginação, pressentimento, a intuição mística, sensibilidade, Estar no “mundo da Lua” é perder a noção da realidade por distração imaginativa.
- a capacidade de estabelecer contato, o desejo de intimidade e de segurança;

- tempo, suas fases permitem a medida. - memória, passado.
“Outro contexto, não menos importante, relacionado com a Lua, é a ligação desta com o lado infantil de nosso ser. Quando somos crianças, nosso Signo Lunar assume grande parte de nossa expressividade.

 A medida que amadurecemos e aprendemos que a vida é assunto muito sério, abandonamos nossa Lua e nos esquecemos de brincar, sorrir e nos emocionar. Mas a criança interna, abandonada e esquecida, ainda aguarda por reconhecimento e aceitação. 

Volta e meia aparece em cena na vida de um adulto, seja em forma de uma crise de mau humor, imaturidade emocional, seja transformando-se na causadora de uma briga ou simplesmente ficando emburrada.

 Resgatar a nossa Lua implica em revisitarmos nossa Criança Interior, que por natureza é multifacetada: ela é mágica, como mágico é o mundo infantil mas também é uma criança ferida, que talvez tenha sido rejeitada;

 não aceita ou abandonada (na realidade ou apenas em seu rico imaginário pode ser ainda que nossa criança nunca tenha recebido permissão par ser verdadeiramente uma criança.

Além disso, a Lua representa nossa Criança Curadora, a Criança Divina que todos possuímos. Em última instância, essa criança Encantada é o símbolo de um Self maduro e integrado em suas polaridades e divisões , um ser que caminha em direção à espontaneidade de Si Mesmo”. (1)

- Arquétipo: a mãe, a criança.
 - Sombra:  O monstro que devora todas as coisas. Mãe cruel.
Aspectos da anima ou do feminino. Modelo feminino desejado para viver o papel de esposa-mãe.

ARQUETIPO: A mãe, a criança.
SOMBRA: O monstro que devora todas as coisas.
A Lua da forma ao impulso criativo do Sol, as propriedades do horóscopo que são peculiares ao Sol  podem ativar-se somente em colaboração com a Lua, que da forma aos processos de vida.

Junto com Vênus, a Lua simboliza o princípio feminino no mapa astrológico. Encarna o elemento feminino e maternal, na medida em que reflete as experiências da maternidade e da infância; representa as mães substitutas e até instituições como a bolsa de valores, as universidades (alma mater) ou a Madre Igreja.

Positivo: a pessoa de sentimentos fortes. As configurações harmônicas favorecem o florescimento da natureza emocional, a disposição de pôr a nu o próprio eu interior e a confiança na sabedoria das forças inconscientes que movem as pessoas. 

Isso acarreta a segurança, simpatia, empatia, produtividade,  a estabilidade emocional e um relacionamento saudável com a família, com as próprias raízes, com a terra natal e, especificamente, com a mãe e (no caso da mulher) com a maternidade.

Negativo: a pessoa instável. As configurações difíceis determinam ferimentos emocionais, reticências, falta de confiança, submissão, passividade, variações de humor,  medo, suscetibilidade, flutuações de humor, imprevisibilidade ou, por outro lado, manipulador; 

cria dependência e controla a prole com chantagem emocional; exploram o sentimento de vítima e exigem gratidão e atenção;  amor exagerado pelo conforto, preguiça e letargia. Carência da influência lunar, revela perda da intuição, do olfato, desprovido de imaginação e de Sexto sentido

Puer eternus: vontade débil, imaturidade, egocentrismo sem iniciativa, passividade, apatia, inércia; desconfiança, força de vontade fraca explosões emocionais, vergonha. Dócil, obediente, passivo, tem necessidade de ser guiado, mandado, protegido. Crédulo pode ser dominado por aquele que se apodera da sua imaginação.

META: O desenvolvimento dos sentimentos e fantasias, o encontro com as imagens da alma. A busca da segurança e da intimidade emocional. O florescer da natureza feminina. O impulso de construir um ninho, constituir família e ser uma parte viva do clã. O desejo de ser objeto da afeição alheia ou de ser popular. Encontrar maturidade, autonomia, estabilidade e segurança existencial e emocional.

REPRESENTANTES DO PRINCÍPIO LUNAR: Todos os que servem, cuidam ou ajudam os outros: médicos, agentes de cura,  enfermeiras, conselheiros espirituais, terapeutas, professores, e os que representam sonhos e fantasias nas artes plásticas e literárias, no circo e no teatro, cinema, novelista, narradores de contos, músicos, escritores, roteirista.

CORRELAÇÕES FÍSICAS; O estômago, o útero, o sistema linfático, os seios da mulher, a circulação dos fluidos no corpo, o sistema nervoso autônomo.

Profissão: artes culinárias, hoteleiro, médico pediatra, ginecologista,

CORRELAÇÕES MITOLÓGICAS: A Deusa tríplice que expressa os ciclos da vida: 1.
Ártemis (grega)/Diana (romana), a virgem = crescimento. 2. Selene (grega)/Lua (romana), a mulher = maturidade. 3. Hécate (grega e romana), a velha = declínio.

A descrição refere-se de início à típica relação entre mãe e filho associada àquele signo, que se pode deduzir da posição da Lua: a CRIANÇA na pessoa, as Ligações DIFICEIS DE APRENDER e a IMAGEM INTERIOR DA MÃE, ou seja, o modo pelo qual aquela pessoa tende a ver a própria mãe.

Damos, além disso, uma descrição de como a Lua se expressa como MÃE no adulto amadurecido, e do seu significado enquanto aspectos luminoso e tenebroso da IMAGEM DA MULHER.

 Num mapa astrológico feminino, isso expressa um aspecto essencial da imagem que a mulher madura faz de si mesma. No mapa astrológico de um homem, por outro lado, significa um aspecto da sua feminilidade interior e da imagem que ele busca no relacionamento a dois.

Como a Lua também representa o lar, a terra natal e o tipo de casa, a imagem correspondente vem descrita sob o título ESTILO DE CASA.

Lua – astrologia védica
A Lua é chamada de Mana-karaka, ou planeta indicador da mente. Existe um termo no quinto canto do Shrimad Bhagavatam, que é “Manomaya”, e que Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami traduz como “a Lua, a divindade predominante na mente de cada pessoa”.
 A Lua representa a mente no sentido de suas emoções e sentimentos, sendo a inteligência racional representada por Mer­cúrio. Assim, a Lua é indicadora da mente para os sentimentos, von­tades, tendências e a natureza das atrações do nativo, sua psicologia e psicanálise também ficam sob sua égide.

Seria interessante, neste ponto, esclarecermos a natureza da mente, segundo Avanti (distrito de Malwa) Brahmin, no canto 11 do “Shrimad Bhagavatam” (capítulo 23, texto 46). Enquanto assumia responsabilidades pessoais referentes a um carma..negativo pelo qual ele estava passando, o brâmane escreveu o seguinte*:

 “Eu, uma alma infinitesimal, por outro lado, abracei esta mente, que é o espelho onde se reflete a imagem do mundo material”. Esta declaração pare­ce confirmar a observação comum de que a mente parece ter um elemento refletor ao seu redor, da mesma forma que a Lua, sua significadora, reflete a luz do Sol.

Para a compreensão da Lua, um contexto é feito em cima das suas fases e sua plenitude. Quanto mais brilhante for a Lua, mais forte ela estará, ao passo que quanto mais escura mais fraca ela esta­rá no mapa.

Uma Lua escura é considerada um indicador que fragiliza a mente que, de uma forma ou de outra, duvida de si própria, se preocupa, exagera, é indecisa, sem determinação, sujeita a fobias, paranoia e, até certo ponto, não possui aquele espírito de “seguir em frente” que a Lua Cheia dá ao nativo.

Por outro lado, quando a lua está brilhante, e em especial quando está cheia, indica uma mente forte e saudável. Shil Ponde, no seu livro “Hindu Astrology — Jyotish Shastra”, reúne isso tudo muito bem quando diz:

 “As pessoas de Shukla-Paksha (Lua brilhante) po­dem não ser ricas e prósperas, mas parecem saber o que fazer para desenvolver os talentos que possuem e curtir a vida intensamente, até o ponto permitido pelo status no qual nasceram.

 Elas têm o po­der de se elevar na vida através dos próprios esforços”. Esta é a ideia básica por trás de uma Lua brilhante: ela dá uma mente positiva, boa memória e uma base emocional estável.

Além de ter karakatva sobre a mente, a Lua é a karaka por excelência das mães. Naturalmente, um gênero feminino está asso­ciado com ela. Uma vez que a natureza lunar é nutriz, não é de se admirar que ela represente os seios e o leite.

 E interessante que seja denominada Souniya, ou “gentil” na literatura astrológica clássica, pois a gentileza é uma qualidade tradicional mente associada à materni­dade.

 Nos tempos modernos, cuidar de crianças de uma forma geral é uma atividade tipicamente lunar.

A Lua é um planeta da água e representa não apenas a água, como todos os líquidos. Na verdade, os oceanos, a água salgada e as pérolas são representadas pela Lua, da mesma forma que os mari­nheiros e navegantes.


"Lua nos signos"- (4)

1 – O signo da Lua Natal diz respeito ao modo como experimentamos ou vemos nossas mães, e de como seremos como progenitores, como provê ou gosta de ser provido. Descreve a imagem da “anima” ou a imagem do feminino.

2 – O signo da Lua descreve sua natureza emocional, o modo como responde instintivamente ou reage a eventos e ao ambiente.

3 – O signo da Lua costuma mostrar a maneira de ser que nos dá conforto e segurança. Mostra ainda o modo como nos afastamos de tudo quando precisamos descansar ou fazer uma pausa, descreve nosso santuário. Também pode mostrar alguma coisa sobre a vida doméstica.

Lua nas Casas(4)

1 – A casa mostra o ponto onde somos sensíveis às necessidades dos outros, mas também onde nos deixamos influenciar pelos outros. Onde espelhamos ou refletimos os outros – onde temos a tendência a nos misturar com tudo que nos cerca.

2 – A casa mostra onde somos facilmente moldados pelo hábito e por condicionamentos passados. A forma como experimentamos a mãe estará, de certo modo, ligada à casa da Lua.

 Além disso, é por meio dela que podemos estar limitados pelos conceitos, expectativas, valores e padrões de nossa família ou cultura. Onde agimos de maneira regressiva ou somos atraídos para o passado, onde podemos ser infantis ou a que nos apegamos.

3 – Temos anseios pela área da vida associada à casa da Lua porque ela faz com que nos sintamos seguros, confortáveis ou nos dá uma sensação de participação. A casa da Lua é a área para a qual nos retraímos quando precisamos de um descanso ou refúgio.

4 – É na esfera da vida associada à casa da Lua que podemos experimentar altos e baixos, mudanças de humor e flutuações de comportamento.

Lua e os aspectos

1 – Os aspectos com a Lua colorem a imagem da “anima” e daquilo que experimentamos por intermédio da mãe ou da pessoa que cuidou de nós.
2 – Os planetas em aspecto com a Lua costumam descrever o condicionamento da infância, definindo um pouco melhor nossa natureza emocional. Somos abertos ou fechados? Defensivos? Reagimos depressa ou devagar? 

A nnatureza do planeta em aspecto com a Lua descreve nossas reações instintivas à vida, bem como aquilo que temos tendência a encontrar na esfera emocional. Os aspectos da Lua também colorem o modo como cuidamos dos outros ou os nutrimos, ou como queremos ser cuidados.
3 – Os aspectos com a Lua descrevem algo a respeito de nossa vida doméstica.
4 – Os planetas que formam aspectos com a Lua podem se manifestar por meio do corpo e do modo como nos movemos. De modo específico, os aspectos com a Lua descrevem o modo como a mulher se relaciona com o próprio corpo. (4)

A posição da Lua no signo, na casa e no aspecto indica como a entidade se comportou outrora.
Uma Lua natal mal aspectada indica uma relação insatisfatória com sua mãe ( u sua mulher).
A Lua deve ser sempre interpretada em correlação com a casa IV e o signo de câncer.
A profissão, o país, os pais e as atividades em sua vida precedente podem ser lidas na posição da Lua e dos planetas que a cercam.
Se relaciona com a água, sua característica principal é movimento, a chuva que fecunda.

Quando a Lua está bem aspectada, indica bons reflexos que foram aprendidos ao longo de diversas vidas. “Pouco a pouco, estes se tornam parte integrante de nossa Personalidade, tornam-se naturais, ajuda-nos a adaptar com maturidade a esta vida atual, porque nos permite dominar a metade do mundo; tudo o que é Yin, e naturalmente estamos em harmonia com o tão, com o Yang”.

A posição da Lua revela como a pessoa reage diante da vida, dos obstáculos e a maneira que em situações adversas a pessoa busca proteção. Revela o lugar que é o seu  abrigo - a família, a sua referência, o seu povo.    (a casa da sua Lua natal);

A posição da Lua na carta mostra quais as coisas a que você reage espontaneamente e quais as que você instintivamente evita.

A Lua nos signos de Fogo
Reage a experiências de mudança com ação direta e entusiasmo.
Sente—se confortável quando se expressa com confiança e força.

A Lua nos signos de Terra
Reage a experiências de mudança com firmeza e estabilidade. Sente—se confortável consigo próprio quando está a ser produtivo e a trabalhar para atingir metas. 

A Lua nos signos de Ar
Reage a experiências de mudança com premeditação e avaliação objetiva. Sente—se confortável consigo próprio quando expressa ideias e age socialmente.

A Lua nos signos de água. Reage a experiências de mudança com sensibilidade, intuição e emoção. Sente-se confortável consigo próprio quando os sentimentos estão profundamente implicados.  

Este texto é resultado de uma pesquisa, é uma compilação inspirado em vários autores.
1.    1.Julio César parreira Lima.
2.    2. Márcia Mattos.
3.    3. Dane Rudhyar 
4.    4.Liz Greeene


Nenhum comentário:

Postar um comentário